sexta-feira, 13 de novembro de 2009

modelo como classe 4: O Homem-Rato

O Homem-Rato
Desde que muitos jogadores gastam tempo considerável nas cidades, eles podem encontrar homens-ratos uma vez que outra – particularmente quando eles fazem aquela inevitável exploração nos sistemas de esgotos da cidade. O ND padrão de um homem-rato é razoavelmente baixo, assim esta criatura faz um encontro apropriado para um grupo de baixo nível. Porem, aqueles personagens estão em níveis mais altos que suas contrapartes que falharem em seus testes de resistência contra a maldição da licantropia, e se tornam homens-ratos eles mesmos. Personagens podem escolher manter sua maldição licantropica pode progredir no modelo homem-rato e ganhar as habilidades destes. Esta classe de modelo também pode ser usado pelos homem-ratos naturais que desejam jogar em níveis baixos e desenvolver seus poderes, ou para personagens que de alguma forma adquirirem licantropia de outra fonte,
Esta classe de modelo assume que o personagem esta ciente de sua condição, seja por ele ter nascido como um homem-rato ou por que ele compreendeu que foi afligido por licantropia. Qualquer habilidade notada se aplica a para todas as formas é avaliável para o homem-rato em suas formas: natural, hibrida e animal, mas não em formas adquiridas via Alterar- se ou outras maneiras.
Note que cada modelo de licantropo tem 3 niveis, mas somente os licantropos naturais podem pegar todos os níveis que essa oferece, Um licantropo contaminado pode apenas pegar os níveis 1 e 2, então seu nível de ajuste é +2 ao invés de +3.
A classe de modelo licantropo também segue a regras especiais relacionadas aos benefícios para personagens adiquirirem suas naturezas animais. O modelo permite um nível de ajuste de +3 (ou +2 para licantropos contaminados), mas o valor não inclue o dado de vida da forma animal licantropa). Assim enquanto um humano homem-rato natural de 1° nível (como apresentado no livro dos monstros) tem um ajuste de nível de +3, sua ECL é atualmente 5 – 1 de seu DV, +3 do modelo, +1 de dado de vida de Rato Atroz. Assim um homem-urso teria um ECL de 10 – 1 de seu dado de guerreiro, +3 do modelo + 6 do dado de vida de urso.
Assim, em adição aos 2 ou 3 niveis oferecidos através do modelo de classe licantropa, cada tipo de licantropo também tem uma separada (opcional) progressão de suas habilidades animais. Essencialmente, um personagem progredindo no modelo classe licantropo mulitclasse podem também ser multiclasse com a apropriada forma aniaml se desejado.
A classe animal é inteiramente opicional. Não é requisito que o licantropo a pegue., mas fazer isso é uma vantagem, desde que o personagem é mais fraco que outros licantropos do memso tipo. Pegar níveis na classe animal apropriada (ou no primeiro nível) como no caso de um rato atroz) de ao personagem os dados de vida do animal e potnos de vida (para todas as formas), bônus de resistência (para todas as formas), modificadores condicionais de perícias (na forma animal) modificadores de valor de atributos (na forma hibrida e animal), bônus de armadura natural, e ataques especiais ( como a ahabilidade dos ratos atrozes de transmitirem doenças)
Leveis na classe animal podem ser pegos a qualquer ponto depois que o personagem pegue 1 nivel na classe modelo licantorpo. Ele também é livre para pegar níveis em outras classes entre níveis da classe modelo e a classe animal desejada. A classe animal, como a classe modelo, não contam quando determinando a penalidade de xp para multiclasses.
Um licantropo contaminado que for curado da licantropia (como descrito no livro dos monstros na pagina 182) imediatamente perde todos os níveis do modelo homem-rato e rato atroz niie sde clase (se ouver). Aqueles níveis não podem ser restaurados por restauração ou magias similares, eles são simplimsnte perdidos, Muitos licantropos que não desejamvam perder sua licantropia dessa forma deliberadamente falham em seus testes de resistência contra magia para evitar essa mudança traumática.
Tabela SP-3: O modelo classe Homem Rato
Nivel
ND
Special
1
+1
+2 Sab, armadura natural +2, forma alternativa (Rato Atroz),
Visão na penumbra, tipo metamorfo, (Prontidão)
2
+1
Forma lternativa (hibrida), Redução de dano 5 / Prata, Empatia com ratos,
Talento de Homem-rato (Vontade de Ferro, Acuidade)
3
+2
Maldição da Licantropia, Redução de dano 10 / Prata
Características de classe modelo Homem-Rato
Todas as seguintes características são da classe modelo homem-rato
Mudanças de Valores de atributos: O valor dos atributos indicados aumnenta ou diminui pela quantia anotada.
Aumento de Armadura Natural: No 1° nível, a armadura natural dos homem-ratos aumenta em +2. Um personagem que normalmente não tenha o bônus de armadura natural (como humano) é considerado como tendo um bônus de armadura inicial de +0 para o propósito desta habilidade. Assim, o bônus de armadura natural aumentaria em +2 no 1° nível.
Forma Alternativa (Sob): no 1° nivel, o homem rato pode pegar a forma de Rato Atroz, e ele irá mudar de forma involuntariamente nas noites de lua cheia ou em horas de estresse,como descrito no livro dos monstros. Diferente do homem-rato licantropo natural, ele não pode ter controle sobre esta habilidades e precisa tentar um teste de controle de transofrmação para intencionalmente mudar de forma ou para resistir a uma mudança involuntária. Controlar transformação é uma perícia de classe para todas as classes como bem o dado de vida. Licantropoas naturais tem controle total sobre sua transformação e não precisam pegar níveis nesta perícia. Mudar de forma é uma ação padrão que pode ser tentada uma vez por turno.
Um homem-rato que esteja ciente de sua cndição retem sua identidade e não perde o controle de suas ações quando ele muda. Cada vez que ele invluntarimente mudar para a forma animal , porem, ele precisa fazer um teste de vontade (cd 15 + numero de vezes que ele esteve na forma animal) ou permanentemente assume o alinhemnte de seu tipo de licantropo (caótico e mal para homem-rato) em todas as formas. Qualquer mudança voluntária de forma para rato-atróz ou hibruda imediatamente e permenentemente muda o alinhamento do personagem para caótico e mau.
Até que o personagem tenha pego 1 nivel na classe animal rato atroz (veja as habilidades de Rato Atroz), transofomando-se na forma rato atroz não da a ele as habilidades de Rato Atroz – ele simplismente é abilitado a tomar a forma da criatura, como se ele tivesse um disfarce perfeito; Desde que essa habilidade é de uso limitado, muitos personagens pegam níveis na classe modelo para pegar o nível 1 opcional de rato atroz como bem ganhar as habilidades totais das formas animais.
No 2° nível, o homem-rato ganha a habilidade para assumir a forma hibridda – uma mudança entre sua forma humanóide e a forma de rato atroz. Como na forma de Rato atroz, essa mudança é puramente cosmética a menos que o personagem tenha pego a classe rato atroz para ganhar as habilidades apropriadas.
Aumento de Armadura Natural: No 1° nível, a armadura natural dos homem-ratos aumenta em +2. Um personagem que normalmente não tenha o bônus de armadura natural (como humano) é considerado como tendo um bônus de armadura inicial de +0 para o propósito desta habilidade. Assim, o bônus de armadura natural aumentaria em +2 no 1° nível. O homem rato também ganha armadura natural adicional na forma hibrida ou animal se ele pega a classe rato-atroz.
Subtipo Metamorfo (Ext):: No 1° nível, o licantropo ganha o subtipo metamorfo
Talentos bônus de Homem-Rato: no 1° e 2° nível, o homem rato ganha os talentos indicados na tabela SP-3 assumindo que ele já não os tenha. Se o homem-Rato não preencher os pré-requisitos (se ouver) para um talento bônus, ele ganha o talento mas não pode usa-lo até que preencha os pré-requisitos.
Visão na penumbra (Ext): No primeiro nível o homem-rato ganha visão na penumbra
Empatia Com Ratos (Ext):: começando no 2° nível, um homem rato em qualquer forma pode comunicar-se e empatizar-se com ratos nomais e atrozes. Esta habilidade concede um bônus racial +4 nos testes para influenciar a atitude de ratos e ratos atrozes. Esta também permite a comunicação de conceitos simples e (se o animal é amigável) comandos, como: “amigo”, “inimigo”, “fuja” e “ataque”.
Redução de Dano (Ext):: no 2° nível, o homem rato ganha redução de dano 5/Prata. No 3° nível, um licantropo natural ganha redução de dano 10/Prata. Um licantropo contaminado não pode aprimorar sua redução de dano acima de 5/prata.
Maldição da Licantropia (Sob): no 3° nível, um licantropo natural pode infectar outras criaturas com licantropia. Qualquer humanóide ou gigante atingido pela mordida de um homem-rato ou forma hibrda precisa ser bem sucedido num teste de cd 15 de fortitude ou contrair licantropia. Licantropos contaminados não transmitem licantropia.
Nivel
DV
BBA
Fort.
Ref.
Will
Per
Especial
1
1d8
+0
+2
+2
+2
2 + Int mod.
+6 Dex, +2 Con, armadura natural +1, mordida,
Habilidades de rato atroz, Doenças, Faro
Mordida: O rato atroz dá ao homem rato a habilidade de mordida. A mordida é uma arma natural que causa 1d4 pontos de dano mais doença (veja adiante)
Habilidades de Rato (Ext): uma vez tendo pego um nível da classe animal, o personagem ganha o dado de vida de Rato Atroz (em todas as formas) o bonsu de base atack (em todas as formas), bônus base de resistência (em todas as formas), modificadores de habilidade (na forma hibrida e animal), Pontos de perícia (em otdas as formas), bônus de armadura natural (na forma hibrida e animal) como bem as habilidades indicadas na tabela SP-4
Na forma de rato, a velocidade do homem rato aumenta pra 13 metros e a veçocidade de nado para 15 metros, Perícias da classe rato atroz são, controle de mudança, esconder, ouvir, furtividade, procurar e nadar. Um homem-rato na forma de rato ou hibrida suas seus modificadores de força ou destreza (o que for maior) para escalar ou nadar. Ele tem um bônus de +8 em escalada na forma de rato atroz e sempre pode escolher um 10 em testes de escalar mesmo correndo ou ameaçado. Ele ganha um bonsu de +8 para nadar em todas as formas.
Doença (Ext): No primeiro nível de rato-atroz, um homem-rato na forma rato ou hibrida transmite febre imunda (fortitude CD10 + modificador de Com , período de incubação de 1d3 dias, dano 1d3 na destreza e na constituição) Com um ataque de mordida. Depois de ganhar essa habilidade, um homem rato de qualquer forma se torna imune a febre imunda (já que ele é portador da doença e nunca esta sujeito a seus efeitos).
Faro (Ext): O personagem com o 1° nível de rato atroz, o homem-rato ganha a habilidade faro.
Sobre o autor
Sean K. Reinolds