quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Culto do Dragão

Pesquisa, escrita e diagramação: Lucas Rolim.
Revisão: Pedro Lucas
“Eu senti o mamífero antes mesmo que sua mágica insignificante o revelasse fora da minha alta e montanhosa casa. Essa invasão do meu domínio, essa violação da minha privacidade não ficaria impune. Conforme eu imaginava a eficaz destruição desse intruso, ele usou outra pequena parte de sua magia mamífera. Claro que eu estava preparado para a eventualidade, mas diferente da maioria das raças que se auto-proclamam ‘civilizadas’, esse não atacou, correndo cegamente para sua destruição.
Em vez disso, a magia carregou a voz dele até mim. E falou – em Dracônico Antigo, nada menos – implorando para entrar em meu lar, prometendo o mais poderoso dos tesouros que eu poderia me dignificar a ouvir falar. Intrigado apenas pelo fato do inseto conhecer o verdadeiro idioma, eu permiti que ele estivesse presente diante de toda a minha glória. Notei que ele até seguiu as antigas formas para implorar por uma audiência.
Ele entrou de joelhos, de cabeça baixa, oferecendo diante dele um portal dimensional anômalo, cujos limites eram formados simplesmente de couro queimado e fios. Conforme o inseto mamífero rastejava até mim, ele elogiava minha raça por nosso poder, nossa arte, e nossa força graciosa – eu achei a última observação apropriada enquanto o bufão derrubou duas de minhas pilhas de tesouro menores em sua desajeitada aproximação (nota: certifique-se de recontá-las, empilhá-las e tabelá-los de novo).
Notando meu desgosto, o humano (eu não me importo com o gênero dos mamíferos) se desculpou enfaticamente, novamente usando as formas corretas, e abriu a anomalia, da qual transbordou uma quantidade não insignificante de gemas. A maioria era pequena e sem valor algum, mas algumas safiras chamaram a minha atenção.
Então eu me determinei a escutar, enquanto o humano estava obviamente se encorajando a trabalhar em alguma oratória que ele assumiu que eu acharia cativante.
Eu não lembro da maior parte dos tagarelos do mamífero, mas ele falou razoavelmente bem do meu poder, glória e reputação, e ofereceu as poucas centenas de gemas como uma oferenda pela minha paciência.
Então, contudo, ele fez referência e elogiou “meu superior” – suas palavras, certamente não minhas – o então chamado suserano de Anauroch, Sussethilasis. Minha raiva justificada explodiu, e, então, prendi o tolo ao chão com uma única garra da minha pata esquerda.
Enquanto eu considerava fazer do mamífero uma breve refeição, falei:
“Me dê uma razão para não matá-lo onde você está, sua pulga de
sangue quente”.
O mamífero desmentiu seu erro e novamente implorou para falar (mesmo para um mamífero, esse implorava muito bem).
Ele aparentemente havia sido enviado por um grupo de mamíferos que se intitulavam pelo arrogante nome O Culto do Dragão. O inseto contou sobre o fundador do grupo e sobre como esse humano previu que as raças bípedes um dia (mais breve do que ele pensa) irão cair sob o poder draconiano. Quantos poderes de previsão esse “fundador” possuía! Como se qualquer filhote não soubesse dessa verdade inegável!
O humano continuou, com alguma dificuldade, como deveria ser com o peso de minha formidável pata sobre seu frágil peito, e contou como esse culto está se preparando para esse dia e… Eu entendi antes que o inseto terminasse, claro. Esse culto busca adorar a mim, percebendo de algum modo o meu verdadeiro poder e esperteza e que um dia (em breve, muito em breve) irei dominar esta terra. Haverá um acerto de contas quando eu destruir aquele fanfarrão, tolo, Sussethilasis. E então eu irei governar as fronteiras ressecadas de Anauroch, e de lá aumentar o alcance de minhas asas – mas serei sucessor de mim mesmo. Haverá outros tempos para esses planos. Agora, talvez, eu irei permitir que esse inseto mamífero fale comigo novamente (com as devidas oferendas pela minha paciência) e tagarele mais, me contando sobre esse culto e o que eles vão fazer para mim.”
– Do livro mágico de registros de Malygris, dragão azul venerável do sul de Anauroch, cerca de 1351 CV

Culto do Dragão
O Culto do Dragão, também conhecido como guardiões do tesouro secreto ou, em torno de 1370 DR, os que vestem roxo, foi uma organização maligna semi-religiosa que venera dragões mortos-vivos, ou dracoliches. Essa organização que foi fundada por Sammaster, um poderoso mago, que possuía grande poder, de maneira semelhante à de Elminster e Khelben Arunsun. No caso de Sammaster, no entanto, o poder adicional trouxe delírios e loucura, e ele chegou a acreditar na época que dragões mortos governarão o mundo ; por conta de uma nova tradução de “Crônicas dos Anos que Virão”, do autor lendário Maglas (em que para ele ficava claro que o mundo seria dominado por dragões mortos-vivos e não vivos como estava escrito na última tradução), e começou a trabalhar junto com a organização para esse objetivo, lutando contra os vários escolhidos de Mystra e até mesmo o deus Lathander ao longo do caminho. Quando Sammaster morreu, ressuscitou como um lich e caiu de novo, seu culto estava ativo e continuou a ameaçar Faerun.
O Culto do Dragão venerou dragões, dragões do mal em particular, e especificamente dragões malignos mortos. Eles reanimaram os cadáveres gigantescos tornando-os mais poderosos, os chamados dracoliches. O Culto atuou como uma rede de informação para seus mestres draconianos, trouxe gemas e riquezas como ofertas, e encorajou dragões do mal a se tornarem dracoliches. Como dito anteriormente, a sua crença era que dracoliches estavam destinados a governar Faerûn e além.

Organização
O culto do dragão carece de qualquer sede formal ou de uma liderança forte, o que faz com que a organização seja desarticulada e muitas vezes entre em conflito consigo mesma.
Embora Sammaster tenha sido morto em 916 DR durante uma emboscada dos Harpistas e pelo clero de Lathander, Algashon passou a liderar a organização no submundo, e Sammaster, tendo se preparado para o evento de sua morte, se transformou em lich pela maldição.
Por volta de 1370 DR, o Culto se espalhou amplamente e seus próprios princípios divergiram, levando os membros de diferentes áreas a terem ideias diferentes sobre a formação e o destino final do Culto.
Após a destruição de Sammaster no final do século 14, o culto não tinha mais um verdadeiro líder, embora, a partir do ano do imortal (1479 DR) o culto passou a reverenciar Anabraxis The Black Talon como sua autoridade final. O culto foi organizado em células semiautônomas, cada uma liderada por um ou mais Daqueles que vestem Roxo.
Foi durante esse período sem líder que um cultista chamado Severin Silrajin decidiu que as “Crônicas dos Anos que Virão” tinham sido mal traduzidas por Sammaster e previam que o mundo seria governado não por dragões mortos, mas por dragões vivos. Ele rapidamente ascendeu através das fileiras do culto até se tornar seu líder, patente em que ele reorientou os esforços do culto para convocar Tiamat para Faerûn.

Atividade
As atividades principais do Culto do Dragão são a de reunir poder para os dragões malignos de Faerûn, contribuindo com tesouros para seus próprios tesouros e ajudá-los de qualquer maneira possível, na tentativa de obter a cooperação desses dragões. Eles também são capazes de fazer preparativos para esses dragões malignos para se transformarem em dracoliches e guardam ninhos de dragões, às vezes contendo ovos de dragão ou crias, enquanto os dragões responsáveis foram caçar ou atacar.
Em troca, os membros do Culto do Dragão buscariam a permissão para usar os covis dos dragões para abrigo e poderiam pedir ajuda se eles precisassem, usando os anéis de dragões. O culto era ativo em todos os reinos, mas era especialmente poderoso nas Terras Frias e no Norte, onde os dragões eram particularmente abundantes. As atividades dos membros do culto incluíram a coleta de informações sobre caravanas particularmente ricas para serem invadidas, roubando itens únicos a fim de serem oferecidos aos seus mestres e liderando incursões contra seus inimigos (que, em suas mentes, eram todos aqueles que poderiam se opor ao governo dos dragões). Os membros seniores do Culto do Dragão receberam o segredo da criação de dracoliches e cada um também possuía um anel de dragões. Os detentores os usavam para se proteger de ataques.
O culto não era contra atividades comerciais legítimas e, como tal, tinha vários membros mercantes que usavam seu dinheiro bem merecido para financiar projetos do culto.
Marsember
O Culto do Dragão teve um seguimento no enclave Shou de Xiousing em Marsember no DR do final do século 15. Os Shou tradicionalmente veneram dragões e o culto descobriu que poderia operar mais abertamente entre os Shou do que entre outras culturas.
Murghôm
No século 15 do século passado, o culto operou abertamente no reino dominado pelo dragão de Murghôm. O culto possuía um prédio na cidade de Skalnaedyr conhecido como Dragon House e manteve uma fortaleza à beira das Planícies de Pó Roxo, conhecida como a Torre do Talon.
Neverwinter
Em 1479 DR, uma célula do culto, liderada por Adimond Kroskas, trabalhou em conjunto com agentes de Thayan de Valindra Shadowmantle em Neverwinter Wood, procurando uma maneira de restaurar o dragão Lorragauth para a vida selvagem.
Sembia
A partir de 1368 DR, o comandante da guarda em Daerlun, Sembia, controlava a cidade através da manipulação do velho mercado e da régua oficial Halath Tymmyr. A organização usou Daerlun como um semi quartel general, preferindo manter as atividades discretas.
Sunset Mountains
O culto manteve uma cidadela perto das Montanhas Sunset, conhecido como o Poço dos Dragões. O local era um cemitério lendário de dragões e, a partir do século 15, alguns dragões antigos continuaram a fazer peregrinações ao local para alcançar a imortalidade através da maldição do dragolich.
Tymanther
No final do século 15, uma célula secreta do culto operou em Djerad Thymar, a capital da Tymanther. O culto manteve sua identidade e suas crenças secretas, mas teve um rosto público chamado Academia Abeir, que acolheu dragões que tiveram tempos difíceis e estavam procurando um novo começo, como forma de cultivar novos potenciais membros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário