sábado, 26 de agosto de 2023

Ed Greenwood: As origens de Mirt, o agiota

É a primavera de 1965, e em uma casa despretensiosa em um canto dos fundos do elegante bairro de Don Mills, no norte de York, um menino alto, magro e tímido está sentado na sala mal iluminada da casa da família, rabiscando minúsculos palavras a lápis por todo o pedaço de papel.

Mirt_personagem.jpg
TUDO: quando você o cobrir horizontalmente, gire-o 90 graus e escreva linhas do outro lado, no primeiro lote. Em seguida, enrole-se ao longo de todas as bordas que você deixou vazias, uma vez que o resto esteja cheio, para atrasar a entrega até a última palavra possível. Não porque você é pobre ou porque o papel é escasso, mas porque você está sendo criado por tias e avós solteiras que cresceram durante duas guerras mundiais e uma depressão, então nada é desperdiçado. E você está escrevendo em sacolas de supermercado de papel pardo, abertas e achatadas, pelo mesmo motivo. Papel de verdade para você e acesso à âncora do barco de seu pai de uma máquina de escrever Underwood Eight, aguardam no futuro.

Por enquanto, você está cheio de criatividade, escrevendo sobre um velho, ofegante, gordo - e geralmente esportivo com manchas de comida e vinho por toda a barriga ampla de tudo o que ele está vestindo no momento - um comerciante de botas de praia (que se escreve " vigarista”) e agiota, Mirt. Outrora capitão mercenário, Mirt, o Impiedoso, mas isso foi há muito tempo. E antes disso, um aventureiro jovial com seu amigo firme, Durnan, antes de ambos ficarem ricos na Montanha Subterrânea e Durnan ter o bom senso de se aposentar e se casar com sua namorada de infância, comprar o Portal Bocejante e "se estabelecer".

Mirt tinha... menos bom senso. Assim, sua parte foi gasta em farras e construindo uma companhia mercenária até que, como “o Velho Lobo”, ele ficou velho demais para saborear a vitória e quase velho demais para manter sua vida, e então teve que se aposentar em sua ocupação atual.

Foi onde o conheci, montando seu personagem a partir de uma combinação de Falstaff de Shakespeare, Glencannon, engenheiro naval bêbado de Guy Gilpatrick, e Nicholas van Rijn de Poul Anderson (uma das delícias da minha vida foi conhecer Poul, não muito antes de ele morreu, e agradeço-lhe pessoalmente; para minha alegria eterna, ele ficou satisfeito e encorajando-o com entusiasmo). Eu vi que Mirt não era mais jovem o suficiente para lutar ou fugir dos inimigos, então ele tem que enganá-los. O que significava que uma história típica de Mirt terminava com ele fugindo da cidade um passo à frente das autoridades, de seus rivais estabelecidos e dos novos inimigos que ele fez durante a história.

O que significava que ele estava se movendo para o sul de porto em porto ao longo de uma costa, que no final do ano eu sabia que era a Costa da Espada, de um continente que no ano seguinte eu sabia que se chamava Faerûn, em um mundo que nós tipos do mundo real conhecidos como “os Reinos Esquecidos”.

De Fireshear, no primeiro conto, no sul, Mirt me mostrou a Costa da Espada e deu vida aos Reinos. Em histórias que nunca foram publicadas.

Ah, há uma “primeira” história de Realms, intitulada “One Comes, Unheralded, To Zirta”, que foi distribuída pela primeira vez como um livrinho em um dos primeiros Gencon e foi impressa “oficial” desde então, mas foi uma história que eu li. voltando frequentemente, para ajustar e depois adicionar, e então, à medida que fui melhorando um pouco como escritor, para cortar as partes tangenciais para transformar em suas próprias histórias e restaurar alguma coerência e foco ao que sobrou. Assim foi e é a primeira história dos Reinos, mas o conto impresso hoje é um descendente do original. Em Realmslore, Mirt partiu dessa história em uma caravana até o interior da Costa da Espada, então começou sua corrida fraudulenta para o sul de porto em porto.

Quando ele chegou a Águas Profundas, eu sabia que voltaria para casa. Esta era a cidade que eu queria morar, explorar de verdade, e foi o que fiz. Eventualmente, ela (e a Montanha Subterrânea abaixo dela) se tornou o foco do primeiro jogo de D&D nos Reinos, com Shadowdale florescendo como o segundo; a primeira foi a festa original, a Company of Crazed Venturers, que começou a conquistar o mundo em 1978, e a segunda foi a primeira das minicampanhas que realizei nas diversas bibliotecas públicas em que trabalhei, com campanhas ambientadas em Cormyr e outras lugares como Scornubel, Battledale, Highdale e Serpent's Cowl logo em seguida.

E os Reinos começaram a ficar mais ricos e profundos junto com eles, porque agora não era só eu escrevendo ficção de fantasia para meu próprio entretenimento, eu tinha jogadores que queriam que seus personagens tivessem empregos diurnos e comprassem propriedades e soubessem que vinho e cerveja que bebiam e para ter as receitas das comidas que seus personagens imaginários comiam. Eles queriam olhar em cada maldita loja e caravana e saber o que havia dentro. De onde vieram os produtos, por que tinham esse preço e, afinal, como estava a economia?

Ah, e quais são as fofocas locais? Como é realmente viver aqui, dia após dia?

Por outro lado, e a vida diária de todos os monstros? Como eles eram diferentes dos humanos?

E como Eddie estava tão animado quanto eles em explorar esse mundo imaginário, ele sentou-se e escreveu respostas para cada pergunta, começando a estabelecer as camadas de detalhes que deixam alguns jogadores malucos e que outros adoram. Cerca de cinquenta anos depois de começar a trabalhar nos Realms, ainda trabalho nisso todos os dias, tanto oficial quanto extraoficialmente — porque as perguntas dos jogadores nunca param de chegar e agora eles não precisam esperar pelas convenções para me perguntar, eles têm e-mail, Facebook e Twitter para me contatar.

Então, aqui estou eu, quatro horas antes de ter que me levantar e dirigir centenas de quilômetros para fazer uma cirurgia cardíaca, respondendo a eles.

Porque eu adoro fazer isso.

É isso que The Realms é: uma carta de amor para todos os amigos que fiz nos jogos e na escrita, e para toda a nossa imaginação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário