segunda-feira, 28 de agosto de 2023

O Castelo Assombrado por Ed. Greenwood

 Hoje em dia, ao administrar os Reinos fora de um torneio, teste de jogo ou situação de convenção única, eu improviso. A esta altura, eu conheço o mundo por completo (ou pelo menos minha versão dele), e os jogadores estão conduzindo a história com o que desejam que seus jogadores realizem.

castelo-assombrado-1802413_1280.jpg

No entanto, houve um tempo (embora há mais de quarenta anos) em que eu, como Mestre, não apenas gastava cerca de quatro horas criando mundos e contabilidade para cada hora de RPG, mas também me preocupava se não tivesse várias “aventuras em vasos” preparadas. na manga: aventuras paralelas totalmente preparadas que poderiam ocupar uma noite de jogo se algo inesperado acontecesse. Eu tinha uma mala cheia deles (em casa, vários arquivos cheios), e uma pausa para o chá foi longa o suficiente para encontrar algo específico que eu quisesse.

Eles começaram como “mini-masmorras”, muitas vezes uma tumba ou porões de uma ruína a ser explorada, mas com o tempo mudaram cada vez mais para serem dirigidas por personagens: intrigas e atividades de personagens não-jogadores nas quais os PJs cometeriam erros ou seriam alvos e apanhados em.

Mas houve um tipo favorito de aventura na manga que nunca perdeu seu encanto para mim, porque está enraizado em uma fascinação infantil: um castelo abandonado e coberto de mato, não (neste momento, mas talvez no passado, possivelmente no passado muito recente) a morada de bandidos ou fugitivos, embora bandos de guerra orcs ou goblins ainda possam usá-la como base ou escala. É mais uma ruína do que a casa de alguém porque é mal-assombrada: mortos-vivos moram lá e assustam todos os outros. (Exceto monstros temíveis ou irracionais nos porões, é claro.)

Não os mortos-vivos de D&D, com as possíveis exceções de esqueletos animados ou os monstros Crawling Claws e Curst que inventei para os Reinos no início, mas fantasmas, aparições que podiam voar e desaparecer da visibilidade, “aparições” ou “fantasmas” espectrais ( do folclore, não dos monstros específicos de D&D que podem envelhecer ou drenar energia vital). Ou, mais raramente, crânios falantes flutuando e voando.

Eu queria que eles fossem coisas assustadoras, sussurrantes e invisíveis, que tentavam dizer algo aos personagens dos jogadores, tentando levá-los a fazer algo que essas assombrações, sendo mortos-vivos, não poderiam mais realizar - o “assunto inacabado” de suas vidas. .

Apresentado adequadamente, um Castelo Assombrado pode transmitir muitos livros de conhecimento histórico local, envoltos em mistérios sedutores, e entregar aos Personagens dos Jogadores meia dúzia de ganchos de aventura para acompanhar mais tarde. Mas o principal fascínio deste cenário é apenas a diversão de explorar o lugar escuro, em ruínas e cavernoso, enquanto os fantasmas deslizam assustadoramente.

Ainda me lembro do grito que um dos meus jogadores soltou quando seu ranger encontrou uma porta secreta em um castelo assombrado, abriu-a – e um esqueleto caiu e a abraçou, virando pó ao atingir o rosto do ranger. Todos, exceto o crânio, que caiu sobre seu ombro, chacoalhando e rolando pelas lajes úmidas sob seus pés. Ainda posso sentir suas unhas cravadas em minha mão enquanto ela a segurava com medo.

Tudo porque subestimei o momento, murmurando baixinho o que estava acontecendo, em vez de gritar ou me levantar para gesticular dramaticamente e representar o momento.

E o esqueleto, que pertencia a alguém preso na passagem secreta e que morrera ali emparedado, sussurrou: “ Finalmente livre ! ”enquanto seus braços a envolviam. Anos depois, qualquer um dos jogadores que estavam presentes naquela sessão de jogo ainda pode fazê-la congelar ao sussurrar essas palavras. Embora eles não sejam cruéis o suficiente para fazer isso. Muitas vezes.



Também posso me lembrar vividamente do xingamento assustado de outro jogador, cujo personagem havia parado cautelosamente para olhar para a extensão cavernosa de uma sala do trono meio desmoronada, para um esqueleto usando uma coroa caído em um trono no outro extremo da câmara, quando o O espírito morto-vivo invisível daquele monarca falecido apareceu e sussurrou em seu ouvido: “Eu nunca os vi a tempo, e você?”

Neste caso, o Mestre conseguiu surpreender com seu sussurro no ouvido do jogador na sala de jogos mal iluminada por velas, porque o estalo e o estalo de outro jogador devorando a última larica abafou os sons de eu me levantar da cadeira para me aproximar. o jogador.

Sim, truques baratos que já eram antigos antes de eu nascer, muito antes de qualquer jogo de RPG de fantasia ser pensado, mas funcionavam muito bem.

A chave era — e é — conhecer meus jogadores. Alguns de nós realmente odiamos ficar realmente assustados na mesa de jogo, mas não se importe com o medo de confiarmos que o Mestre nunca irá além do assustador, e a maioria de nós adora um mistério, a menos que estejamos cansados ​​​​- o que não é a mesma coisa que um enigma ou quebra-cabeça; muitos jogadores com quem joguei acham enigmas e quebra-cabeças cansativos, na melhor das hipóteses. Quero dizer, o tipo de “O que aconteceu aqui no passado?” ou “O que está acontecendo?” isso envolve enganos ou assassinatos de NPCs que ainda estão acontecendo.

Um pequeno castelo é o cenário perfeito para contar silenciosamente uma história que os personagens dos jogadores podem decifrar quando perceberem onde os itens caíram ou foram deixados, onde os cadáveres estão espalhados, quais portas estão entreaberta e quais mensagens em ruínas ainda podem ser lidas.

Às vezes, três ou quatro histórias são sobrepostas umas sobre as outras, algumas delas antigas e outras recentes ou ainda em andamento — e meus jogadores aprenderam que, se você conseguir descobrir como falar com os locais assombrados, eles poderão lhe contar. informações cruciais. Muitas vezes, em troca de fazer algo por eles que os deixe descansar. Isso pode ser tão pequeno quanto devolver um pequeno item a alguém (ou ao seu túmulo) que o fantasma não conseguiu pegar enquanto ainda estava vivo, ou tão grande quanto derrubar um usurpador para devolver a linhagem real legítima ao trono. (E sim, ambos são clichês antigos, mas são usados ​​em demasia pela boa razão de que funcionam, satisfazem o senso de justiça que os leitores têm quando a história “dá certo”, e isso importa muito mais em torno do mesa de jogo do que qualquer sensação de déjà vu ou “Eu sabia o que estava por vir.

Às vezes, mesmo que saibamos o que vai acontecer com Excalibur ou com o malvado Lorde das Trevas, queremos continuar no passeio de qualquer maneira. E aproveite as coisas, como dizem, ao máximo.

É por isso que sempre haverá um bom punhado de Castelos Assombrados à espreita perto de qualquer mesa de jogo em que eu esteja jogando. Eles são uma espécie em extinção, mas nunca morrerão.

Eles são muito úteis.

O que realmente significa que eles são muito divertidos .

800px-castelo_assombrado_(289925446).jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário