sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Posso entrar no seu clube secreto? Por Ed Greenwood

Ouvi essa pergunta pela primeira vez quando eu era muito jovem, no pátio da escola, por uma garota conversando com outras meninas (se alguma delas soubesse que eu, um garoto do tipo nerd e estudioso decididamente “chato”, estava ao alcance da voz, o pergunta não teria sido feita).

Na hora, eu ri. Não pelo desejo perfeitamente compreensível de ingressar em um clube, nem pelo fascínio de fazer parte de algo especial e secreto, mas pela pergunta direta, colocada de forma tão direta. Se o seu clube é conhecido em todo o pátio da escola (eu também já tinha ouvido falar dele, assim como outros colegas), não é tão secreto assim, não é?

A resposta, porém, foi interessante: “Você pode nos encontrar perto da velha árvore à meia-noite, com uma vela apagada e fósforos? E você tem que usar preto.

Oooh, um clube secreto WITCHY. Todas as meninas, todas de preto, e haveria fogo. Possivelmente, se eu soubesse alguma coisa sobre aquelas garotas em particular, fogo descontrolado.

Eu, aos nove anos, verifiquei minha agenda social lotada. Não é de surpreender que meia-noite fosse um horário aberto. Quando eu deveria estar na cama e dormindo, mas meu quarto tinha uma janela que se abria, uma tela que poderia ser facilmente removida por dentro e acesso ao telhado do pátio e a uma macieira fácil de escalar. Então…

Então fiquei na cama e não fui. Não por medo, ou porque adormeci, mas um pouco porque me sentiria culpado pela intrusão, e muito porque suspeitava fortemente que a reunião do clube seria uma grande decepção, mesmo que de alguma forma eu conseguisse chegar perto o suficiente do velha árvore (em um parque com caminhos de asfalto e grama bem cortada, em hectares ao redor) invisível, para escutar.

Foi muito mais divertido ficar em casa, debaixo das cobertas, e sonhar com todas as coisas interessantes que estavam acontecendo naquela reunião. Não, não é brincadeira (eu tinha nove anos, lembre-se), mas...

Alguém desajeitado, com um livro velho na mão e óculos embaçando de nervosismo, na verdade abrindo um portão escuro para outro mundo com todas aquelas velas – e algo deslizando ou espreitando por ele. Deixe todas as garotas fugindo gritando, deixando o convidado Eldritch Horror andando por Don Mills comendo gatos e perseguindo cachorros e trocando as placas de rua para confundir os motoristas de entrega, e o portão se abrindo até o sol da manhã derreter, não deixando nenhum caminho para isso voltar para casa, para que ele ficasse à espreita para sempre nas ravinas escuras, caçando à noite...

Ou alguém rindo, com a ajuda de uma lanterna e todas aquelas velas e um saco cheio de temperos de cozinha e outras bugigangas, fazendo um ritual que encontraram em algum livro que ressuscitaria os mortos, como uma piada para que pudessem questionar um fantasma com perguntas impertinentes sobre seus pais quando mais jovens - e o ritual funcionando, fazendo o chão sob eles tremer e então explodir quando o esqueleto de alguém assassinado há muito tempo e enterrado no local se ergueu com uma lentidão ameaçadora, osso por osso, para montaram-se em um esqueleto com dedos longos e longos que se estendiam para eles, enquanto sorriam, interminavelmente e horrivelmente. Mais uma vez, deixa o esqueleto gritar e correr (meninas sensatas!), em todas as direções e em uma velocidade vertiginosa, para deixar o esqueleto parado olhando lentamente ao redor, em busca de presas mais fáceis. Como os velhos solitários que passeavam com os cães nas primeiras horas da madrugada,

Ou alguém, com as mãos trêmulas de excitação, desdobrando um pedaço de papel velho manchado e amarelado que fez todas as meninas se aglomerarem ao redor, sibilando: “Tesouro tesouro tesouro!” e então ser posicionado, enquanto o detentor do mapa do tesouro percorria distâncias cuidadosas pelo parque, para ficar em locais específicos com suas velas acesas, tantas chamas dançantes na noite, para formar um padrão que dizia ao detentor do mapa para cavar apenas …aqui. E encontrar, depois de ir mais fundo do que esperavam, um velho baú de pirata do qual eles não tinham as chaves e tiveram que abri-lo para liberar uma nuvem vermelha brilhante e irregular que se ergueu para formar um rosto horrível, mais alto que um homem, enquanto eles - novamente, sensatamente - gritavam e corriam. Como escolheu o mais lento para voar vingativo, deixando o baú despedaçado aberto e desprotegido,

Um crânio humano banhado a ouro, incrustado com pedras preciosas ao redor das órbitas escuras e vazias, com fileiras de esmeraldas como dentes, sobre o que pareciam mais jóias, mas justamente quando desci para ver melhor dois pontos de luz brilharam naquelas órbitas, para se tornarem olhos que olhavam para mim, enquanto o crânio começou a se erguer, derramando pedras preciosas em todas as direções, e o rosto vermelho voltou correndo pela noite incrivelmente rápido, e...

Acordei completamente, sentei-me na cama e encontrei o quarto escuro e deserto. Então me deitei novamente e tentei acalmar meu coração batendo forte, e imaginei que tinha pegado a espada emprestada no escritório do meu pai, a espada do oficial com a qual ele uma vez me disse que eu não deveria brincar porque era “afiada o suficiente para cortar uma hoste planadora, não apenas todos os dedos e polegares de um rapaz”, e o tinha comigo quando voltei para o baú do tesouro, pronto para cortar o crânio e cortar o rosto vermelho - apenas para fazer com que os dois fugissem ao ver o a lâmina, deixando o tesouro todo para mim.

Só que, quando olhei para dentro, todas as gemas estavam criando pernas e se transformando em aranhas que enxameavam ativamente em todas as direções, expondo os mortos e os rostos das pessoas por baixo. Não as meninas com suas velas, mas estranhos, e não suas cabeças, mas apenas seus rostos, cortados como tantas máscaras de carne em uma pilha no fundo do baú, que enquanto eu olhava para ela estava descendo mais fundo na terra, caindo lentamente para revelar uma sala escondida na qual coisas invisíveis nas laterais sibilavam e sussurravam na escuridão, e a espada em minha mão pegou um fogo azul e frio e brilhou intensamente...

E em algum momento naquela época eu afundei em um sono mais profundo e em sonhos mais selvagens e sombrios, e então era de manhã e era hora de ir para a escola novamente e verificar se todas aquelas garotas tinham sobrevivido durante a noite, e espiar para ver se alguma deles pareciam chamuscados nas bordas. (Eles estavam todos lá, e todos aparentemente ilesos, mas muitos deles pareciam sonolentos e taciturnos, e bocejavam de vez em quando. Encontrei um pouco de cera de vela e um toco na velha árvore, e uma das meninas observou Quando me desviei da minha descoberta. Então, dei a ela um sorriso astuto e fui embora sem dizer uma palavra.)

Talvez eu esteja me lisonjeando, mas suspeito fortemente que meus encontros imaginários foram todos melhores que os reais. Eu não precisava de um clube secreto, nem de encontrar tesouros; Eu já tinha um tesouro. Minha imaginação.

E eu tenho usado isso de vez em quando, desde então.

E economizei muito em velas e roupas pretas também.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário